Você confia no seu produto?

Fiquei impressionado com essa foto que a Fernanda Rodrigues publicou em seu blog. O sujeito em questão é o músico André Ayel (?), que gravou seu CD e o colocou à venda nas ruas da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O mais interessante é que, pela primeira vez eu vejo um CD sendo vendido com garantia. Se o comprador não gostar de no mínimo 3 faixas, ele devolve o dinheiro.

Agora reflita sobre o produto ou serviço que você vende. Você seria capaz de assegurar a satisfação de seus clientes a esse ponto? Não que eu ache que todo produto/serviço seja passível de garantia, mas você acredita no que vende a ponto de se comprometer e assumir esse tipo de risco?

Minha tese é que o músico acima garante o produto porque esteve totalmente envolvido na sua concepção. Ele é apaixonado pelo que vende e formatou um CD de modo a agradar o maior número possível de pessoas.

Bem, se ele vai ter ou não sucesso, não tenho como prever, mas torço para que ele vença os desafios do mercado fonográfico. Porém, ficam aqui 2 dicas (mais do que elementares) para líderes de vendas:

1 - Envolva seus vendedores no processo de concepção dos produtos que eles vendem. O nível de envolvimento não deve ser profundo, mas quem melhor conhece o cliente deve sim ser ouvido.

2 - Antes de entregar um produto para que sua equipe o venda, tenha certeza de que eles não apenas o "compraram", mas estão emocionalmente envolvidos com ele e com a empresa.