É fácil reverter uma queda nas vendas?

 

Bem que poderia ser simples assim, mas não é. Por outro lado, não é tão complicado como muitos fazem parecer. Como gestor de vendas já enfrentei diversos momentos de dificuldades, alguns dos quais prefiro nem me lembrar, mas em todos eles a solução veio quando deixei de lado a burocracia, trouxe a equipe inteira pra a sala de reunião e perguntei: "E aí, o que vocês acham?".

Muitos líderes ainda tendem a ficar encastelados por trás de planejamentos e portas fechadas, esquecendo que podem contar com o valioso apoio de pessoas que jogam no mesmo time e estão muito próximas a eles, aos clientes, parceiros e concorrentes.

Por exemplo, a recepcionista ouve as conversas que precedem as reuniões que você terá. Se ela estiver conectada a você via Skype, poderá te passar uma prévia de como estão os ânimos e das reais intenções dos convidados. O boy visita clientes, fornecedores e prospects e pode lhe trazer informações sobre como foi recebido, como é a estrutura do outro e se captou algum comentário ou impressão. Pode, inclusive, receber um briefing antes de ir a determinados lugares, sendo orientado em relação a elementos a que deve prestar atenção. O financeiro conhece os fluxos e pode lhe passar informações sobre os melhores pagadores, que o gestor pode cruzar com os perfis dos clientes e assim construir o perfil do prospect ideal. O marketing deve ser um radar de mercado e um processador de informações. Por isso, deve ouvir muito o que todos os outros têm a dizer. Da equipe comercial, então, nem se fala. Conhecem a percepção dos clientes e prospects com relação ao produto oferecido, preço e serviços agregados. Ouvem dos prospects comparações com os concorrentes, lidam com diferentes perfis de clientes, enfim, vivenciam na pele tudo o que foi colocado no papel.

Tenha certeza, as informações e idéias colhidas em uma reunião interna são extremamente valiosas e baratas. Olhe um pouco mais pra dentro da empresa e descobrirá que as soluções podem ser quase tão simples de serem encontradas como girar um quadro com um gráfico na parede!

Aproveito aqui para homenagear a minha equipe na RE/MAX regional Bahia/Sergipe. Eles transformam em realidade tudo o que escrevi acima e estão sempre dispostos a aprender e ensinar. Afinal, TODOS GANHAM!